Tours na Fábrica de Cortiça em parceria com a Algarve Rotas www.algarverotas.com | Licenciamento Turismo de Portugal RNAAT nª 120/2013

TOUR "À DESCOBERTA DA CORTIÇA"
1> Museu do Trajo do Algarve- Visita à sala da Rota da Cortiça onde se poderá visionar um filme e conhecer a cadeia operatória da cortiça desde o sobreiral até ao produto final. Visita ao interior do Museu do Trajo Algarvio.
2> Visita à fábrica tradicional - Conhecer o processo de preparação da cortiça e a sua transformação em fardo.
3> Visita a show-room de produtos em cortiça onde é apresentado o destino último da cortiça na sua aplicação a acessórios de moda em pele de cortiça (inclui oferta de prova de licor na loja).
4> Visita ao Sobreiral- Realização de pequeno percurso em pleno sobreiral (20 metros) e explicação do ciclo de vida do sobreiro (e explicação da cinegética do sobreiral).
DO SOBREIRO ATÉ À FÁBRICA TRADICIONAL- TURISMO INDUSTRIAL
Quando se pensa em turismo industrial, reportamo-nos, maioritariamente, para recintos industriais desactivados que após sua reabilitação e musealização, são transformados em museus.
A Algarve Rotas, pretende seguir a linha do espaço patrimonial como pólo temático, onde a identidade e autenticidade são assumidas como princípios fundamentais diferenciando-se, em múltiplas vertentes, através de visitas interpretadas, enquadradas num roteiro turístico-cultural de finido, a recintos industriais corticeiros, que se encontram ainda em plena laboração.
Visitar os nosso tours de turismo industrial corticeiro é dar a possibilidade de contactar, in loco, com as técnicas e toda a cadeia operatória que envolve os processos tradicionais de preparação de cortiça e a visita a fábricas de preparação da cortiça.
Diferenciando-se pela sua pluridisciplinaridade, a Algarve Rotas valoriza e dignifica a biodiversidade do sobreiral algarvio e apresenta um papel interventivo e fundamental na promoção dos seus recursos autóctones.
O sobreiral algarvio define ainda, um vasto ecossistema bastante rico em fauna e flora dele dependente, constituindo uma zona abrigada e de dinâmica favorável ao desenvolvimento de um sem número de espécies observáveis nas visitas.
Um dos factores diferenciadores deste produto turístico - cultural assenta na valorização de uma matéria-prima nobre que dignifica a história e passado cultural da região e imprime no visitante a ideia de sustentabilidade e património a salvaguardar, promovendo e valorizando o sobreiro e fileira da cortiça, tão associada ao interior algarvio e do qual as populações rurais, ainda subsistem.
Neste sentido, encontrando-se ainda, bastante dependentes de um sistema agro-silvo-pastoril, associado ao sobreiral e modos de vida rurais verifica-se, nestas populações serranas, uma forte relação de apego às tradições e produtos autóctones, tal como uma continuidade “geracional” na produção e extracção de cortiça.
Os roteiros da Algarve Rotas não são apenas percursos, integram toda uma herança e história cultural e industrial de um concelho a descobrir e um produto de reconhecido mérito para a região que valoriza uma importante herança e tradição.
Através de um itinerário guiado e interpretado pretende-se sensibilizar os visitantes para a salvaguarda e valorização do sobreiral e toda a fileira da cortiça destacando-se a sua importância em termos de ecossistema e espécies dele dependentes.
Veja os programas turísticos em www.algarverotas.com